quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Saudade


Tu és o cálix;

Eu, o orvalho!

Se me não vales,

Eu o que valho?


Eu se em ti caio

E me acolheste

Torno-me um raio

De luz celeste!


Tu és o collo

Onde me embalo,

E acho consolo,

Mimo e regalo:


A folha curva

Que se aljofara,

Não d'agoa turva,

Mas d'agoa clara!


Quando me passa

Essa existencia,

Que é toda graça,

Toda innocencia,


Além da raia

D'este horizonte

Sem uma faia,

Sem uma fonte;


O passarinho

Não se consome

Mais no seu ninho

De frio e fome,


Se ella se ausenta,

A boa amiga,

Ah! que o sustenta

E que o abriga!


Sinto umas magoas

Que se confundem

Com as que as agoas

Do mar infundem!


E quem um dia

Passou os mares

É que avalia

Esses pezares!


Só quem lá anda

Sem achar onde

Sequer expanda

A dôr que esconde;


Longe do berço,

Morrendo á mingoa,

Paiz diverso...

Diversa lingoa...


Esse é que sabe

O meu tormento,

Mal se me acabe

Aquelle alento!


Ah, nuvem branca

Ah, nuvem d'oiro!

Ninguem me estanca

Amargo choro;


E assim que passes

Mesmo de largo...

Vê n'estas faces

Se ha pranto amargo.


Tu és o norte

Que me desvias

De ir dar á morte

Todos os dias;


A larga fita

Que d'alto monte

Cerca e limita

O horizonte!


Tu és a praia

Que eu sollicito!

Tu és a raia

D'este infinito!


Se ha uma gruta

Onde me esconda

Á força bruta

Que traz a onda;


Á força immensa

D'esta corrente

D'alma que pensa,

Alma que sente;


Se ha uma véla,

Se ha uma aragem,

Se ha uma estrella,

N'esta viagem...


É quem eu amo,

A quem adoro!

E por quem chamo!

E por quem choro!


João de Deus, in 'Ramo de Flores'

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito este poema de João de Deus
    Excelente partilha, amiga Fátima!

    Continuação de boa semana!

    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito linda poesia e escolha! beijos, chica

    ResponderExcluir
  4. Lindíssimo, querida amiga Fatyma!
    Uma excelente escolha que apreciei muito ler e sentir cada verso.
    Tenha dias abençoados com saúde junto aos seus!
    Beijinhos carinhosos

    ResponderExcluir
  5. Poema lindíssimo que muito gostei de ler.
    .
    Feliz fim-de-semana…cumprimentos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  6. Bello poema tan dulce y lleno de amor. Te mando un beso

    ResponderExcluir
  7. Versos lindos e maravilhosos. Bom final de semana com muita paz e saúde.

    ResponderExcluir
  8. Uma escolha poética interessante. Já não lia João de Deus há muitíssimo tempo.
    Obrigado pela partilha.
    Bom domingo e boa semana, amiga Fátima.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Excelente escolha, maravilhoso poema de João de Deus.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá, Fatima!

    Quão importante é a pessoa amada!

    João de Deus foi um poema amoroso.

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderExcluir
  11. Retificando: João de Deus foi UM POETA amoroso.

    Queira desculpar, Fatima!

    ResponderExcluir
  12. Belíssimo!
    Agradabilíssima leitura!

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  13. No conozco a este poeta, pero has elegido bien con esta bella declaración de amor.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  14. A saudade é sempre um sentir doloroso por algo ou alguém que poderá não voltar jamais.
    O poeta deixa bem expresso o pesar das suas mágoas ao compará-las com a imensidão das águas do mar.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir

Translate