sexta-feira, 22 de outubro de 2021

A VELHICE


O neto:

Vovó, por que não tem dentes?

Por que anda rezando só.

E treme, como os doentes

Quando têm febre, vovó?

Por que é branco o seu cabelo?

Por que se apóia a um bordão?

Vovó, porque, como o gelo,

É tão fria a sua mão?

Por que é tão triste o seu rosto?

Tão trêmula a sua voz?

Vovó, qual é seu desgosto?

Por que não ri como nós?


A Avó:

Meu neto, que és meu encanto,

Tu acabas de nascer…

E eu, tenho vivido tanto

Que estou farta de viver!

Os anos, que vão passando,

Vão nos matando sem dó:

Só tu consegues, falando,

Dar-me alegria, tu só!

O teu sorriso, criança,

Cai sobre os martírios meus,

Como um clarão de esperança,

Como uma benção de Deus! 


"Olavo Bilac".

18 comentários:

  1. Bom dia de muita paz, querida amiga Fatyma!
    Tão linda a poesia de Bilac.
    Os netinhos são nosso encanto maior com Amor imensurável por nós e vice versa.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho de gratidão e estima
    😘🕊️💙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade amiga, acho que são mais atenciosos e amorosos que nossos próprios filhos.
      Tenho um neto que é meu amor mais novo. Tem 15 anos, para mim ainda é um bebê.
      Amir sem limites.

      Amiga tenha bom e abençoado dia.
      Beijinhos com carinho

      Excluir
  2. Olá, Fatyma!
    Muito interessante este poema.

    Excelente este diálogo entre entre Avó e neto.
    Parabéns!

    Gostei muito.

    Continuação de boa semana!

    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei também, Mário!
      Podemos não querer, mas é a realidade.

      Beijinhos e um bom dia.

      Excluir
  3. Un buen poema,gracias por la visita seguiré por aquí,cariños.

    ResponderExcluir
  4. Que tierno este dialogo en forma de poema entre un nieto y su abuela, me encantó. Buen fin de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lindo e emocionante esse diálogo!
      Obrigada e bom fim de semana.
      beijos

      Excluir
  5. Uma boa escolha poética, gostei de ler.
    Na minha primeira visita ao seu blogue, gostei de ler alguns dos seus poemas, que são muito bons.
    Já sou seu seguidor, por isso.
    Bom fim de semana, Fátima.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada querido Jaime!
      Feliz com seu comentário :).

      Beijos e bom fim de semana.

      Excluir
  6. Lendo e relendo, apenas me oferece dizer uma palavra: BRILHANTE.
    .
    Bom fim de semana … abraço e/ou beijo..
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada amigo Ricardo!
      Tenha um bom fim de semana.

      Beijos. :)

      Excluir
  7. life so crazy.... sometimes.

    Have a wonderful day

    ResponderExcluir
  8. Muito bom. As Crianças são inocentes!:)
    -
    Tu, eu, e a nossa cumplicidade (da mana)
    -
    Beijos, e uma excelente noite :)
    .
    https://duasirmasmaduras.blogspot.com/
    .
    Apresento-vos um blogue da minha mana mais nova que se iniciou na escrita. Blogue onde também escrevo, para ela. Visitem, sigam e linkem. Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá Fátima!
    Passando por aqui, relendo este excelente poema, que muito apreciei. E desejar um Feliz fim de semana com muita saúde!
    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir

Translate